
A Tangerina é a Citrus reticulata, popularmente conhecida como mexerica, poncã, mandarina, laranja-cravo, mimosa, bergamota. É uma fruta deliciosa e de extraordinários benefícios para a saúde do corpo.
Propriedades e benefícios da tangerina
Rica em vitaminas e sais minerais. Ótima fonte de vitaminas A, B e C e de sais minerais como potássio, cálcio, ferro, magnésio e fósforo. Possui alto teor de fibras úteis para o bom funcionamento do intestino.
No inverno, por causa da sua riqueza em vitamina C, a tangerina ajuda o corpo a se proteger dos transtornos típicos do período frio, como os resfriados. Ela protege as mucosas e os capilares. É nutritiva, facilmente digerível e ajuda na digestão.
Tem função também na regulação da pressão arterial. Promove a diurese e ajuda a combater a retenção hídrica.
Suas sementes, que podem ser mastigadas e ingeridas sem problemas, ajuda a aumentar o teor de vitamina desta fruta.
O consumo de tangerina também ajuda a melhorar as funções visuais, Reduzir os níveis de colesterol no sangue e Fortalecer o sistema imunológico, especialmente em crianças.
As tangerinas são ricas em antioxidantes e desempenham uma função de purificação do corpo. Elas fortalecem o organismo e o protege das infeções e doenças.
As tangerinas também são ricas em acido fólico, importante na reparação do DNA e no crescimento de células e tecidos, podendo prevenir o cancro (câncer).
Quanto aos valores nutricionais das tangerinas, 100 gramas desta fruta fornecem apenas 53 quilocalorias, 0,800 gramas de proteína e 13,300 gramas de hidrato de carbono.
Propriedade de emagrecimento
A tangerina não é calórica apesar de ser doce (10,6 g de açúcar para cada 100g), então é uma ótima opção para quem está a fazer dieta de perda de peso.
Contraindicações
As tangerinas são recomendadas em quantidade controlada para grávidas, (em excesso pode causar contrações) e crianças. Porém, gestantes com diabetes gestacional ou outros problemas de saúde devem, procurar seguir a recomendação do médico e nutricionista que acompanha sua gravidez.
Pessoas com problemas de gastrite e similares devem evitar ou consumir com moderação, pois as tangerinas, assim como qualquer outra fruta cítrica são ácidas e podem piorar a gastrite ou causar mal estar (azia) em pessoas predispostas.
As tangerinas em excesso podem causar diarreia (são laxativas).
O ideal é consumir as tangerinas com o bagaço para um melhor funcionamento do intestino.
Muita saúde, amor e luz
Comentários
Enviar um comentário