Por que saber de alguns passos no processo de reconhecimento do seu curso de nutrição em Portugal é muito importante para que você chegue, mais facilmente, a legalização da sua profissão em território português. E por muitos, colegas, nutricionistas procurarem e se beneficiaram desses conhecimentos, disponibilizo, em formato e-book o Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, 7ª edição para todos os nutricionistas interessados em viver e trabalhar na sua profissão em Portugal.
Desabafo de uma Nutricionista - Um Mundo sem Fome, será possível??
Certos acontecimentos levam-me a refletir sobre a "dificuldade" que nós seres humanos temos em atender um simples apelo em pró de uma causa universal, onde basta um clique para se realizar um gesto ínfimo de solidariedade.
Explico, postei aqui, recentemente, sobre a "Petição para acabar com a Fome no Mundo", algo que fiz também em meus outros espaços virtuais e apesar de divulgar pelas minhas redes sociais pouco impacto despertou nas pessoas que, diariamente, visitam as minhas páginas. Isso leva-me a vários questionamentos, dentre eles:
. Se estivesse a convocar as pessoas para em troca ganhar algo, atenderiam elas imediatamente?
. Onde anda a solidariedade humana quando o assunto é, realmente, buscar soluções ou pelo menos tentativas de soluções para um flagelo que atinge a humanidade, como a fome?
. Porque a dificuldade de participar de um ato, em que não se exige maiores compromissos, nem doações de ordem financeira, apenas um inscrição pela Internet?
Não consigo perceber, pois muitos ficam horas e horas na Internet e não tem um tempo para um simples clique que pode talvez mudar a rota de muitas vidas que são e serão ceifadas pela fome.
Esclareço que não estou a ganhar nada, materialmente, com isso e sei que o meu desabafo pode não resulta muito, mas não o deixo de fazer, pois a minha consciência como ser humano e profissional da área da nutrição assim o pede e quero tentar de alguma forma, mesmo que minúscula dizer: "pelo menos eu tentei, na medida do meu alcance."
Deixo na vossa consciência!!
Que Deus tenha misericórdia de todos nós, e nunca nos falte o pão de cada dia.
Silvelita Metelo
Nutricionista
Mensagens populares deste blogue
O que são mesmo células adiposas? As células adiposas ou adipócitos fazem parte do tecido adiposo, são responsáveis em armazenar gorduras e regular a temperatura corporal. Cada célula adiposa armazena determinada quantidade de gordura. Elas são capazes de armazenar gorduras até dez vezes o seu tamanho. Quando é ultrapassado o limite de armazenamento de uma célula adiposa é criada uma nova célula no tecido adiposo. O tecido adiposo acompanha o desenvolvimento do ser humano durante toda a vida. Quando desejamos perder peso é importante percebermos como a gordura é retirada do adipócito e utilizada pelos músculos envolvidos no exercício localizado. A ideia de que ao fazer 600 abdominais vai se perder gordura da barriga não é correta, pois a gordura não é queimada no local onde está sendo feito o exercício. A gordura armazenada no adipócito encontra-se na forma de triglicerídios. Enquanto, realiza-se o exercício, várias hormonas como as catecolaminas, o glucagon, a hormona do c...
Em qual frequência, você, vibra? A frequência na qual, você, vibra determina a forma como seu objectivo de perda de peso será atingido ou não. A frequência em que nos encontramos influência de forma positiva ou negativa os nossos corpos físicos e toda a nossa realidade.
Já há uns bons anos a viver em Portugal, e a passar pelo inverno Europeu e nunca sofri nenhuma consequência grave de saúde motivada pelo frio intenso, a não ser constipações e gripes que se curaram com remédios caseiros e boa alimentação. Porém, este ano apareceu em minhas mãos, principalmente, nas articulações dos dedos, o que chamam por cá de Frieira (no Brasil Frieira tem um outro significado, é conhecida como a mais comum infecção de pele por fungos) e por este motivo não detectei logo os sintomas como Frieira. Ao saber que o meu problema era Frieira ocasionada pela constante exposição das mãos as baixas temperaturas (não gosto muito de usar luvas, coisa que agora sou obrigada a fazer para proteger mais as minhas delicadas mãos), comecei a procurar tratamentos e encontrei diversos tipos, desde os caseiros e simples aos farmacológicos a base de cremes e suplementos naturais. Frieiras As frieiras são situações característic...
Sil obrigada por divulgar a minha dissertação em seu site...
ResponderEliminarFica com Deus!
A amiga daqui do Brasil....
Núbia
Sil, aconte exatamnte isso que vc escreveu aqui. Infelismente os seres humanos está cada dia mais egoista e só prensa em si. é muito triste quando paramos para pensar nos que vivem morrer de fome.
ResponderEliminarQue Deus tenha misericódia de todos nós...
Fica com Deus amiga
Bjs
Maria